Hanseníase
Hanseníase
A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium Leprae ou Bacilo de Hansen. A transmissão dessa doença se dá por meio de convivência muito próxima e prolongada com quem possui e ocorre por contato com gotículas de saliva ou secreções do nariz. Tocar a pele do paciente não transmite a Hanseníase.
Cerca de 90% da população têm defesa contra a doença.
O diagnóstico é feito pelo médico e envolve a avaliação clínica do paciente, por meio de testes de sensibilidade, palpação de nervos, avaliação da força motora, entre outros. Se necessário, será feita a baciloscopia, que corresponde à coleta da serosidade cutânea, colhida em orelhas, cotovelos e da lesão de pele, e ainda pode ser realizada biópsia da lesão ou de uma área suspeita.
O tratamento varia, podendo ser prorrogado ou feita a substituição da medicação em casos especiais. O tratamento é eficaz e cura. Após a primeira dose da medicação não há mais risco de transmissão durante e o paciente pode conviver em meio à sociedade.
