Manchas da Pele
Manchas da Pele
➜ Melanoses:
As melanoses são manchas escuras, arredondadas e surgem com o passar dos anos no corpo devido a exposição prolongada ao sol. Elas mostram o histórico de exposição solar ao longo da vida. Podem ser tratadas com crioterapia, peelings, luz intensa pulsada e lasers.
➜ Melasma:
Melasma se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face. Afeta mais frequentemente as mulheres. Não há uma causa definida, mas muitas vezes está relacionado ao uso de anticoncepcionais, à gravidez e, principalmente, à exposição solar. O fator desencadeante é a exposição à luz ultravioleta e, até mesmo, à luz visível.
Os tratamentos variam, mas sempre compreendem orientações de proteção contra raios ultravioleta e à luz visível, a qual deve ser feita com protetores solares com FPS alto e que apresentem proteção contra UVA e UVB.
As terapias disponíveis são o uso de medicamentos clareadores e procedimentos para o clareamento como: os Peelings ácidos, Microinfusão de Medicamentos na Pele, Microagulhamento com a aplicação de substâncias clareadoras nos canais abertos pelo Roller e Lasers.
É importante salientar, entretanto, que o tratamento do melasma sempre prevê um conjunto de medidas para clarear, estabilizar e impedir que o pigmento volte.