Doenças das Unhas
Doenças das Unhas
As unhas são lâminas de queratina que recobrem o final dos dedos. Elas tanto podem ser o reflexo de uma vaidade bem alimentada, quanto de uma saúde comprometida. Unhas fracas, unhas acometidas de uma infecção por fungos, com manchas e mesmo as unhas roídas são sintomas e sinais que devem ser considerados como um alerta de que algo não está indo muito bem com a unha propriamente dita, com o organismo, ou até com a estrutura emocional da pessoa.
As alterações patológicas das unhas são bastante variadas, podendo ser hereditárias ou adquiridas. Elas podem ser causadas por danos locais ou por repercussões de doenças dermatológicas e/ou sistêmicas.
Entre algumas doenças e problemas de saúde que podem ser detectados a partir de alguns aspectos das unhas estão:
- Doenças hepáticas: unhas brancas e estriações brancas transversais;
- Doenças renais: unhas metade branca e metade rosa;
- Doenças cardíacas: leito da unha é avermelhado;
- Doenças pulmonares: a unha fica espessada, cresce muito lentamente e vai se tornando amarelada;
- Anemia: o leito das unhas é pálido;
- Diabetes: unhas amareladas.
Problemas nas unhas não são muito fáceis de tratar. Elas absorvem as medicações com dificuldade e respondem lentamente às terapias. Muitas vezes é preciso interceder cirurgicamente para remover tumores ou para corrigir anormalidades na estrutura da unha, ou ainda para extrair uma unha encravada.
Mas, sem dúvida, a principal conduta é fazer um diagnóstico correto e avaliar se há correlação com outras doenças orgânicas. Cada afecção será tratada conforme seu diagnóstico e, portanto, os tratamentos são bastantes variados.