Alopecia Androgenética (Calvície)
Alopecia Androgenética (Calvície)
Alopecia androgenética, ou calvície, é uma forma de queda de cabelos geneticamente determinada. É relativamente frequente na população. Homens e mulheres podem ser acometidos pelo problema, que apesar de se iniciar na adolescência, só é aparente após algum tempo, por volta dos 30 anos. Apesar do termo “andro” se referir ao hormônio masculino, na maioria das vezes os níveis hormonais se mostram normais nos exames de sangue. A doença se desenvolve desde a adolescência, quando o estímulo hormonal aparece e faz com que, em cada ciclo do cabelo, os fios venham progressivamente mais finos.
A queixa mais frequente na alopecia androgenética é a de afinamento dos fios. Os cabelos ficam ralos e, progressivamente, o couro cabeludo mais aberto. Nas mulheres, a região central é mais acometida e nos homens, as áreas mais abertas são a coroa e a região frontal (entradas).
O tratamento baseia-se em estimulantes do crescimento dos fios como o minoxidil e em bloqueadores hormonais. A microinfusão de medicamentos na pele (MMP) tem excelentes resultados, promovendo repilação dos fios. Nos casos mais extensos, um transplante capilar pode melhorar o aspecto estético.
