Por volta dos 25 anos de idade, os primeiros sinais de envelhecimento da pele começam a aparecer. Isso acontece em decorrência do processo natural de envelhecimento, aliado à aceleração da ocorrência de flacidez, assim como ao surgimento de manchas e rugas. Felizmente, existem diversos procedimentos que podem ajudar no processo de rejuvenescimento facial.
Um estilo de vida saudável, que inclui a prática regular de exercícios físicos, assim como uma alimentação balanceada, rica em alimentos antioxidantes e vegetais e o uso constante do protetor solar, contribuem na prevenção do envelhecimento.
Além disso, procedimentos como aplicação da toxina botulínica, bioestimuladores, preenchimento com ácido hialurônico e fios de sustentação são ótimos para melhorar o aspecto da pele. Conheça melhor cada um deles no artigo a seguir!
Toxina Botulínica
A toxina botulínica, popularmente conhecida como botox, tem origem em uma bactéria que apresenta propriedades capazes de estimular o relaxamento da musculatura, além de ajudar a inibir a contração dos músculos. Bastante utilizado na estética, a toxina botulínica também é muito útil no tratamento de outros problemas como distonia, estrabismo, espasmo da pálpebra, hiper-hidrose e bexiga hiperativa.
Indicações
No que se refere ao rejuvenescimento facial, a toxina botulínica trata-se de uma das técnicas mais importantes e é altamente indicada para quem deseja reduzir as marcas de expressão mais avançadas ou para quem busca prevenir os sinais do tempo na pele como, por exemplo, os “pés-de-galinha” situados nos cantos dos olhos, linhas horizontais na região da testa e nas bandas do músculo platisma, o chamado “pescoço de peru”.
As aplicações
O procedimento é realizado a partir da aplicação de pequenas quantidades da substância nos músculos subjacentes. O número de aplicações que serão necessárias dependerá de diversos fatores, como a extensão das rugas e demais características faciais do paciente.
Em geral, a aplicação dura cerca de 15 minutos e os resultados aparecem em torno de 7 a 15 dias depois. A técnica costuma fazer efeito por, em média, três a seis meses, e vai desaparecendo gradativamente, enquanto a ação dos músculos retorna.
No entanto, se as aplicações forem realizadas em intervalos regulares, os músculos tendem a enfraquecer, fazendo com que os efeitos durem mais tempo. Nesse ponto vale ressaltar que o procedimento pode ser repetido várias vezes, de acordo com o desejo e necessidade do paciente e mediante a indicação médica.
Preenchimento com ácido hialurônico
O ácido hialurônico trata-se de uma substância natural presente em nossa camada cutânea e que possui diversos benefícios para a saúde da pele, conferindo-lhe firmeza e atuando como uma importante fonte de água e nutrientes.
Entretanto, com o passar do tempo, é natural que o nosso corpo perca essa substância. A partir daí, problemas como flacidez, rugas e linhas de expressão começam a aparecer. O ácido hialurônico é uma das substâncias mais seguras e simples quando o assunto é tratamento para rejuvenescimento facial.
Indicações
O procedimento de rejuvenescimento facial através do uso de ácido hialurônico tem como objetivo repor o volume de uma determinada parte do corpo visando a redução dos sulcos profundos como é o caso das rugas. A aplicação pode ser feita no sulco nasolabial, também conhecido como bigode chinês, na área das olheiras, contorno da mandíbula, na região supra labial, nos lábios, no preenchimento de cicatrizes da face, entre outros.
Com apenas uma sessão da aplicação já é possível ver bons resultados. No entanto, é possível que sejam feitos retoques caso o paciente deseje. O efeito começa a aparecer após uma semana, uma vez que o inchaço da região tratada diminui.
Aqui vale ressaltar que o resultado não é permanente e tem duração em média de 12 a 20 meses.
Preenchimento com bioestimuladores
O preenchimento com o uso de bioestimuladores trata-se de uma técnica que visa amenizar sulcos e depressões da pele. O procedimento é realizado através da injeção de um produto no local a ser tratado. Existem três tipos de substâncias utilizadas para esta técnica: Sculptra, Ellanse e Radiesse.
Sculptra: é o ácido poli-L-lático, amplamente utilizado no tratamento para rejuvenescimento facial, esse estimulador de colágeno ajuda a restaurar o volume e o contorno facial, além de melhorar a flacidez de outras áreas do corpo, como braços, abdômen e glúteos. Em média, para que os resultados comecem a aparecer, são necessárias 3 sessões e os efeitos podem durar até 2 anos.
Ellanse: a substância é composta por 2 ativos - policaprolactona e carboximetilcelulose. O estimulante é indicado para o tratamento de flacidez e rugas faciais, com a vantagem de trazer resultados muito naturais. Além disso, a técnica ainda consegue melhorar a textura da pele, deixando-a mais saudável, firme e sedosa.
Radiesse: trata-se de uma substância denominada hidroxiapatita de cálcio, bastante procurada por pacientes que desejam corrigir e preencher depressões profundas nas mãos e rosto, além de estimular a produção de colágeno. É possível notar os primeiros resultados após 2 ou 3 sessões. Sua ação permanece no organismo por cerca de 2 anos.
Fios de sustentação
Outro procedimento bastante utilizado para rejuvenescimento facial são os fios de sustentação. Trata-se de fios compostos por ácido polilático que, quando aplicados, fazem a fixação da pele ao tecido subcutâneo.
A técnica é indicada para pacientes que apresentam rugas e linhas de expressão profundas. Através dessa técnica, é possível reduzir a flacidez, eliminar o bigode chinês e a papada, levantar as maçãs do rosto, reposicionar as sobrancelhas, estimular a produção de colágeno e devolver o contorno da face e do pescoço.
Os fios de sustentação apresentam resultados imediatos, porém, o levantamento dos tecidos tende a atingir o resultado máximo 60 dias após o procedimento.
Seu efeito pode durar por até 12 meses, quando ocorre a absorção pelo organismo. No entanto, o colágeno que foi produzido a partir da estimulação dos fios vai continuar presente na pele, contribuindo, dessa forma, para a desaceleração do envelhecimento.
Consulte um dermatologista!
Agora que você já conhece os melhores procedimentos para rejuvenescimento facial, não deixe de consultar um dermatologista especializado. Uma avaliação personalizada com profissionais qualificados faz toda a diferença!
Agende agora mesmo um horário comigo! Será um prazer ajudar você a se sentir ainda mais bonita(o)!
Dra. Ana Eliza Bomfim - Médica Dermatologista Membro da SBD / CRM 36241 RQE 28787
Clínica Duarte: (53) 3227-2701/ Whats: 98144-6426.