Nesse artigo quero esclarecer o que é normal de você sentir nos primeiros dias após o preenchimento de ácido hialurônico, mas lembrem que, nem todas as pessoas vão apresentar esses sinais e sintomas, depende muito do seu organismo.
O que é comum à todos os ácidos hialurônicos, independente da marca e do tipo de preenchimento é:
Dor ao toque, pela manipulação da área durante o procedimento.
Ao realizar o procedimento com cânula (que é um pequeno cano cilíndrico, fino, sem ponta, com uma abertura na ponta, por onde deve sair o produto), precisamos adentrar à pele e passar por alguns ligamentos que são mais resistentes.
Essa leve pressão pode deixar dolorido o local.
O que não deve acontecer: dor forte, nem latejante e intensa no local, e se isso acontecer você precisa comunicar seu médico.
Hematoma ou pequenos roxinhos no local, são normais e em geral durante o procedimento já aparecem.
Sempre junto à um hematoma, você terá dor leve ao toque e um pequeno inchaço no local porque existe uma resposta do corpo de trazer água para a região, que será reabsorvida pelos seu corpo em dias.
A coloração característica de um hematoma novo é ser roxo acastanhado, e ela vai mudando para esverdeada à medida que tudo vai melhorando.
Inchaço é super comum e nem todo mundo terá, mas se tiver fique despreocupado porque a tendência é em alguns dias melhorar completamente.
Depois que colocamos o ácido hialurônico sob a pele, ela precisa apresentar uma resposta inflamatória, que eu costumo chamar de boa; ou seja, o corpo precisa entender que o produto está ali e incorporar na sua própria pele.
Alguns terão mais inchaço e outros menos, dependendo do organismo.
Esse processo sempre vêm com a sensação de um pequeno endurecimento local, que não é visível aos outros, mas que a pessoa sente ao tocar nela mesma.
Vermelhidão pode acontecer, porém é menos frequente.
Não costuma ser acompanhada de calor no local e se isso ocorrer você deve informar seu médico, principalmente se voçê é um paciente alérgico.
Coceira pode ocorrer, mas também não costuma ser uma queixa frequente.
Se isso ocorrer, seu médico te ajudará com medicações orais ou cremes.
Discromia, é um processo de alteração de cor.
É bom informar à todos os pacientes que após o procedimento não pode haver esbranquiçamento da pele, porque pode ser um sinal de sofrimento do tecido e precisa o quanto antes, de tratamento.
Em geral, se acontecer, leva até 6 horas após o procedimento para se manifestar
Quase todos os preenchimentos vêm acompanhado de lidocaína, que é um anestésico local, que deixa o procedimento confortável para o paciente.
A lidocaína, então, anestesia somente o local das aplicações, por até 1 hora, e uma sensação muito comum durante o procedimento até o efeito dela passar é a pessoa sentir como se estivesse com o rosto super inchado e grande. Isso é apenas uma sensação e passa brevemente.