Para o cabelo, o óleo de coco tem mostrado resultados surpreendentes. Descubra os seus principais benefícios:
Novidades
Para o cabelo, o óleo de coco tem mostrado resultados surpreendentes. Descubra os seus principais benefícios:
17 Mai 2023
|
6 min de leitura
O óleo de coco é um ingrediente que está sendo cada vez mais utilizado para tratamentos capilares. E é fácil perceber porquê. Para começar, esta é uma alternativa natural e saudável à hidratação e nutrição dos fios! Por este motivo, virou o queridinho das mulheres com cabelos cacheados, crespos e ondulados.
Rico em ácidos graxos e vitaminas, o óleo de coco tem a capacidade de penetrar profundamente na cutícula da fibra capilar, proporcionando benefícios como maciez, brilho e hidratação às pontas. Ficou interessado? Então continue acompanhando este artigo e descubra outros benefícios do óleo de coco, assim como suas possibilidades de uso.
Em primeiro lugar, você deve saber que o óleo de coco é um óleo vegetal proveniente do fruto de uma espécie de coqueiro. É rico em carboidratos, minerais e vitaminas excelentes para o nosso corpo. Estas propriedades são muito interessantes não só em produtos capilares, mas também na fabricação de diversos outros produtos cosméticos e preparações alimentícias.
Para o cabelo, o óleo de coco tem mostrado resultados surpreendentes. Descubra os seus principais benefícios:
Nutrição e hidratação;
Brilho;
Protege contra os efeitos do envelhecimento (queda excessiva de cabelo e até calvície);
Camada de proteção contra agentes externos (luz solar, poluição, secadores, etc.);
Estímulo para o crescimento dos fios;
Redução do frizz;
Possui ação antifúngica e antibacteriana.
Agora que você conhece suas principais propriedades e benefícios, vamos falar sobre as diferentes formas em que o óleo de coco pode ser usado no cabelo?
Óleo de coco e a queda/perda de cabelo
Desde os tempos antigos, o óleo de coco tem sido usado na Índia para prevenir a queda e/ou perda de cabelo.
Diversas curas foram criadas pelos antigos com ervas e óleo de coco para evitar a queda. Aliás, um desses remédios é utilizado até hoje através da fervura de folhas de sálvia em óleo de coco.
O composto deve ser aplicado no couro cabeludo para evitar a queda de cabelo.
Refrescância e ação antibacteriana
O óleo de coco, aplicado diretamente no couro cabeludo, tem efeito refrescante. Isso pode ajudar a aliviar os problemas associados à transpiração excessiva do couro cabeludo e minimizar problemas relacionados à caspa.
Além disso, o óleo de coco tem efeitos antifúngicos e antibacterianos, que contribuem para o equilíbrio e saúde da microbiota capilar.
Retenção de umidade
Por se tratar de um ingrediente muito estável, o óleo de coco não evapora com facilidade. Portanto, possui grande capacidade de reter a umidade nos fios, mantendo a fibra capilar úmida e macia, evitando danos.
Por isso é um ótimo óleo vegetal para umectação capilar, tratamento queridinho das crespas, cacheadas e onduladas.
Condicionamento dos fios
O óleo de coco é um condicionador de cabelo melhor do que qualquer outro produto sintético!
Quando usado quente, ajuda a manter o cabelo macio e brilhante, reduz o frizz em todos os tipos de cabelo e ainda ajuda a prevenir pontas duplas.
O correto é aplicar o óleo de coco à noite e lavar os fios de manhã para conferir mais hidratação e força à fibra capilar.
Prevenção de caspa
Uma das causas da caspa é o crescimento de leveduras ou fungos no couro cabeludo. A presença de ácidos graxos no óleo de coco atua como um bom agente anticaspa, além de ser muito mais saudável que os produtos sintéticos disponíveis no mercado.
Portanto, aplicar óleo de coco continuamente no couro cabeludo pode ajudar você a se livrar da caspa. Para um impulso extra dos efeitos anticaspa, tente adicionar óleo de rícino à mistura e massageie-o no couro cabeludo. Outra alternativa é misturar óleo de coco com óleo de gergelim, aplicar a mistura no cabelo e deixar agir por meia hora antes de lavar.
Finalização de penteados
Você sabia que também pode usar óleo de coco para finalizar o penteado? Isso ocorre porque esse óleo tende a engrossar à medida que esfria, fazendo com que pareça um gel ou creme.
Por isso, pode ser usado sem enxaguar para manter um penteado específico ou para ajudar a criar um efeito sedoso para quem o deseja. Esta é uma ótima opção para finalizar cabelos crespos e cacheados.
Evite pontas duplas
Se você tem pontas duplas e não suporta ter que apará-las para resolver o problema, usar óleo de coco no cabelo pode ser a solução.
Para isso, misture com óleo de amêndoas e massageie o cabelo durante alguns minutos. Isso ajudará a condicionar seu cabelo e evitar pontas duplas indesejadas.
Estimulador de crescimento
O desgaste diário das fibras capilares causado pela lavagem, pelo secador, pelo penteado e até mesmo pelo sol e poluição causa danos que podem impedir o crescimento do cabelo.
O uso de óleo de coco cria uma espécie de camada protetora que é capaz de proteger o fio dos agentes citados acima, permitindo que ele se fortaleça.
Além disso, também melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo, fortalece o cabelo, aumenta a sua resistência e estimula o crescimento.
Óleo de coco como pré-shampoo
Um dos usos do óleo de coco é como pré-shampoo que serve para proteger o cabelo e o couro cabeludo durante a lavagem.
Muitos shampoos usam sulfatos, um produto químico forte e agressivo responsável pela espuma gerada durante a lavagem. O fato é que essa espuma, além da sujeira, remove também a proteção natural do fio.
Isso acaba prejudicando muito o cabelo, especialmente aqueles que são propensos ao ressecamento. Para evitar que isso ocorra, aplique o óleo de coco no couro cabeludo antes de lavar o cabelo com o shampoo. Outra alternativa é usar shampoos saudáveis e sem sulfato em sua composição para uma espuma natural.
E então, ficou surpreso com a multifuncionalidade do óleo de coco? A melhor parte é que este é um ingrediente acessível que é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais e algumas farmácias e perfumarias.
Agendar pelo WhatsApp
Agendar por telefone
Veja nossa localização
A cirurgia de catarata é uma das mais realizadas no mundo, com altíssimas taxas de sucesso e um impacto positivo na qualidade de vida dos pacientes.
A catarata é uma condição ocular comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, especialmente à medida que envelhecemos.
Nos últimos anos, os tratamentos a laser têm se destacado como uma das opções mais eficazes e inovadoras para revitalizar a pele e corrigir uma variedade de imperfeições.
(53) 981.446.426
(53) 3227.2701
[email protected]
Avenida Dois, 105, sala 704,
Edifício Flow Work Parque Una, Pelotas / RS
Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais