Qual o melhor tratamento para o problema?
O que é a foliculite? Pode ser considerada um tipo de acne?
Foliculite é uma inflamação na unidade de onde sai o pelo, chamada de folículo piloso. Embora sua aparência lembre muito a acne, são condições diferentes. A acne é uma dermatose inflamatória que tem componente genético e é causada por uma bactéria específica. As pessoas que possuem uma pele mais oleosa e com tendência à inflamação, podem ter uma chance maior de desenvolver a foliculite.
Quais são as principais causas da foliculite?
A principal causa é recorrente de uma dificuldade da saída do pelo ou do crescimento atrapalhado do folículo. O pelo vai crescendo, rompendo a epiderme, até sair da pele. Se existe qualquer tipo de obstrução da saída do fio, ele fica retido e causa inflamação. Nenhuma área pilosa do corpo está livre de desenvolver a foliculite. Ela pode surgir na barba, pernas, coxas, virilha e até no couro cabeludo.
Qual a classificação e os sintomas?
Conforme a extensão do processo inflamatório, a foliculite pode ser classificada em superficial ou profunda. Na superficial, ela se instala na parte superior do folículo piloso, a pele em volta fica avermelhada e sensível e podem aparecer pequenas pústulas semelhantes a espinhas com conteúdo amarelado de, no máximo, 1 cm de diâmetro. Quase sempre é possível enxergar o pelo no centro da lesão, que coça bastante.
Na foliculite profunda, a inflamação se estende por todo o folículo piloso e alcança a raiz. No local, surge a lesão típica da doença: extensa área avermelhada que tem no centro um nódulo endurecido com pus. Coceira, dor, edema (inchaço) e tumefação local são sintomas comuns nesses casos. É um tipo de infecção mais grave, que pode destruir o folículo piloso e deixar cicatrizes.
Qual o melhor tratamento para o problema?
É importante que o tratamento para a foliculite seja feito ainda nas fases iniciais para que seja evitada a inflamação de outras regiões. O tratamento deve ser indicado pelo dermatologista e é feito de acordo com o local da foliculite. Normalmente é indicado a realização da higiene da região acometida com um sabão anti-séptico.
Alguns produtos para a acne também são usados no tratamento da foliculite. Basicamente a terapia consiste em desinflamar os folículos com anti-inflamatórios e antibióticos de uso tópico e usar substâncias que tenham uma capacidade queratolítica, que deixam a pele mais fina para facilitar a saída do pelo, como o ácido retinóico.
É indicado consultar um dermatologista
Agora que você já sabe o que é a foliculite, não deixe de consultar um dermatologista. Uma avaliação personalizada com profissionais qualificados faz toda a diferença.
Agende agora mesmo um horário comigo! Será um prazer ajudar você a se sentir ainda mais bonita!
Dra. Ana Eliza Bomfim - Médica Dermatologista Membro da SBD / CRM 36241 RQE 28787
Clínica Duarte: (53)3227-2701/ Whats: 98144-6426. Entre em contato!