Não sei se você sabia, mas nosso organismo produz colágeno naturalmente. Com ele, conseguimos ter uma pele mais firme, preenchida, sem rugas e flacidez. Existem diversos tipos de colágeno — do tipo I ao tipo XII — e ele está presente em praticamente tudo no nosso corpo. É a proteína mais abundante no ser humano e representa mais de 30% do total de proteínas.
O problema é que o colágeno não dura para sempre no corpo. Com o tempo, a produção dessas fibras vai diminuindo, causando os primeiros sinais do envelhecimento precoce, principalmente no rosto, o que leva muitas pessoas a recorrerem aos procedimentos estéticos, como o preenchimento de ácido hialurônico.
Outra opção, também é a ingestão de suplementos com colágeno - que gera diversas dúvidas quanto à sua eficácia. Para esclarecer melhor esse assunto, escrevi o artigo com os seguintes pontos:
-
Entenda como o colágeno funciona na pele
-
A exposição solar interfere no colágeno?
-
Caso eu realize suplementação do colágeno, faz diferença para a pele?
-
O uso de produtos de skincare ajuda na estimulação do colágeno na pele?
-
O colágeno pode ser injetado na pele?
-
Ácido hialurônico ajuda na reposição do colágeno?
-
O protetor solar ajuda a prevenir o colágeno na pele?
Continue acompanhando e saiba todas as respostas!
Entenda como o colágeno funciona na pele:
O colágeno é a proteína responsável pela estruturação e firmeza da pele. Depois dos 25 anos, aproximadamente, ocorre uma perda progressiva dessa substância: Isso acontece devido ao envelhecimento do fibroblasto, que acaba diminuindo a produção das fibras, e dependendo dos hábitos de vida da pessoa esse processo pode acontecer de uma forma mais ou menos intensa.
A exposição solar interfere no colágeno?
Sim! Ficar exposto ao sol é um fator bastante significativo na degeneração do colágeno, principalmente em pessoas que têm o fototipo mais claro, gerando o envelhecimento da pele de forma mais precoce. Outros motivos que influenciam essa perda são:
Caso eu realize suplementação do colágeno, faz diferença para a pele?
A suplementação do colágeno ainda é um assunto muito controverso na dermatologia. Há estudos que mostram que alguns tipos de colágeno (o peptan e o verisol) poderiam beneficiar a pele, mas essa informação não é 100% comprovada. Por isso, a forma mais recomendada e comprovada para o estímulo de novas fibras de colágeno é através do uso de produtos de skincare e a realização de procedimentos estéticos, como o peeling, laser, toxina botulínica, ácido polilático, microagulhamento, entre outros.
O uso de produtos de skincare ajuda na estimulação do colágeno na pele?
Não é bem assim. A pele vai envelhecer de qualquer forma com a idade e precisamos aceitar esse processo natural do nosso corpo. Por outro lado, é possível, sim, tornar esse ciclo de envelhecimento mais brando. Para que isso aconteça, a regra número um é: qualidade e estilo de vida! Ter boas noites de sono, fazer exercícios físicos, ter uma alimentação mais natural e equilibrada ajudam a prevenir o dano do colágeno.
O colágeno pode ser injetado na pele?
Não é possível injetar o próprio colágeno na pele. Mas existem outras substâncias que podem ser aplicadas para estimular o fibroblasto a produzir mais fibras ou dar sustentação ao local com rugas e flacidez. Os procedimentos mais indicados para esse objetivo são: preenchimento com ácido hialurônico e ácido polilático.
O uso de ácido hialurônico ajuda na reposição do colágeno?
De certa forma, sim. O uso de um produto com ácido hialurônico na rotina de skincare ajuda a melhorar a retenção de água e outras substâncias, como a glicerina, na matriz extracelular, proporcionando um visual mais jovem para a pele.
O protetor solar ajuda a prevenir o colágeno na pele?
Com certeza! O protetor solar é o melhor produto anti-idade que existe. Ele consegue prevenir a degradação do colágeno, evitando o surgimento precoce de rugas, da flacidez e outros sinais do envelhecimento da pele, como as manchas de melanose. Por isso, é tão importante aplicar e reaplicar o filtro todos os dias independentemente do clima e época do ano.
Consulte um dermatologista
Agora que você já sabe como funciona o colágeno, não deixe de consultar um bom dermatologista. Uma avaliação personalizada com profissionais qualificados faz toda a diferença!
Será um prazer ajudar você a se sentir ainda mais bonita. Conte comigo!
Dra. Ana Eliza Bomfim - Médica Dermatologista Membro da SBD / CRM 36241 RQE 28787
Clínica Duarte: (53) 3227-2701/ Whats: 98144-6426. Entre em contato!