Estamos vivendo um período de avanço no número de casos do novo Coronavírus (COVID-19) no Brasil. E para nos protegermos e cuidarmos das pessoas a nossa volta, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselha o isolamento social. Com isso, já completamos um mês dentro de casa e, de modo geral, estamos com mais tempo para cuidar do nosso cabelo, pele, entre outros.
Novidades
Acne Adulta na Quarentena: Você não está sozinha!
17 Jul 2021
|
2 min de leitura

Estamos vivendo um período de avanço no número de casos do novo Coronavírus (COVID-19) no Brasil. E para nos protegermos e cuidarmos das pessoas a nossa volta, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselha o isolamento social. Com isso, já completamos um mês dentro de casa e, de modo geral, estamos com mais tempo para cuidar do nosso cabelo, pele, entre outros.
Seja com uma rotina mais dedicada na sexta-feira à noite, seja caprichando um pouquinho mais na pele durante o banho ou até colocando para jogo as suas máscaras faciais, de uma forma ou de outra, você tem a consciência tranquila: tem cuidado bem direitinho da sua pele. Mas então, por que será que o seu rosto está parecendo rebelde e com espinhas?
Acredite, você não está sozinho(a)! Está acontecendo um fenômeno geral de acne adulta durante a quarentena. Afinal, o que está acontecendo? Estresse! O estresse é o maior dos problemas. E sua pele, como sempre, está respondendo a ele.
Quando você está estressado(a), produz um hormônio chamado hormônio liberador de corticotropina (CRH) que liga-se a receptores nas glândulas sebáceas, o que leva a um aumento na produção de oleosidade. Além disso, há ainda um aumento da produção de androgênios pelas mulheres. Normalmente, elas têm níveis baixos deste hormônio no organismo, mas com o stress, esses níveis aumentam. E o resultado? As espinhas que você está vendo no espelho.
➜ A alimentação também é uma causa!
Outro grande gatilho desta onda de acne adulta durante a quarentena é a alimentação. Talvez você não esteja reparando, mas pode estar descontando o seu nervosismo relacionado com o atual cenário do mundo em mais comida do que está acostumado. Tente prestar atenção se você não está comendo mais gordura, carboidratos ou alimentos processados do que o normal. Isso faz com que haja uma alteração hormonal mesmo, que pode influenciar as glândulas de gordura. E hoje em dia sabemos também que há um eixo direto entre a pele e o emocional, que faz com que essa acne apareça.
➜ Como controlar essas lesões?
Há diversos tipos de tratamento para a acne adulta. No entanto, a grande maioria deles pede, invariavelmente, um cuidadoso acompanhamento dermatológico, já que eles podem variar de produtos tópicos específicos até antibióticos.
➜ Mas como cuidar da sua acne adulta em casa sem acabar espremendo suas espinhas?
Durante este período, uma boa ideia é guardar os cremes mais pesados no armário, já que eles podem obstruir os poros e piorar seu quadro. Além disso, aposte em uma boa limpeza facial e em produtos mais calmantes, como a água termal.
Mas, acima de tudo, TENHA PACIÊNCIA COM A SUA PELE. Se você não tiver paciência e carinho com a sua pele, nada disso vai funcionar. É fácil se desesperar, se irritar ou sair espremendo as espinhas. Mas calma: acredite! Sua pele está reagindo a como você está se sentindo, e se sentir mais estressado só vai piorar o seu quadro. Tente cuidar mais da sua alimentação, beba bastante água e permita-se relaxar um pouco. Sua pele vai responder.
Gostou? Compartilhe esta publicação:
Agendar consulta na Clínica Duarte
Agendar pelo WhatsApp
Agendar por telefone
Veja nossa localização
Leia também Outros artigos

10 Hábitos Que Você Precisa Abandonar Para Proteger Sua Visão
A saúde dos olhos é essencial para uma boa qualidade de vida, mas muitas pessoas adotam hábitos diários que podem comprometer a visão sem perceber.

Ácido Hialurônico: 5 Áreas do Rosto Onde Ele Faz Milagres
O ácido hialurônico revolucionou a dermatologia estética nos últimos anos, tornando-se um dos preenchedores mais utilizados para rejuvenescimento facial e harmonização.

Volnewmer: A Revolução da Radiofrequência Monopolar no Combate à Flacidez e Lifting Facial
Nos últimos anos, a busca por tratamentos estéticos não invasivos que proporcionem resultados eficazes tem crescido exponencialmente.
Atendemos os Convênios
(53) 981.446.426
(53) 3227.2701
[email protected]
Avenida Dois, 105, sala 704,
Edifício Flow Work Parque Una, Pelotas / RS