Tendência entre as apaixonadas por skincare, a escova facial pode ser elétrica ou manual e promete fazer uma limpeza profunda, remover o excesso de oleosidade no rosto e ainda melhorar o aspecto da pele. Você já conhece essa ferramenta de beleza?
Mas será que realmente funciona? Na suave esfoliação e movimentos, pode colaborar na boa circulação da pele, ajudar na remoção das células mortas do rosto e muito mais!
Para entender melhor a função deste produto, hoje separei os principais benefícios e dúvidas da escova para o rosto:
-
Qual é a função das escovas faciais?
-
Conheça os dois tipos de escovas faciais
-
Qual o passo a passo para uso das escovas?
-
Consulte seu dermatologista
Continue acompanhando e saiba mais informações sobre as escovas faciais!
Vamos lá?
Qual é a função das escovas faciais?
Essas ferramentas de beleza são usadas para facilitar e otimizar a limpeza da pele, assim acaba tornando o ritual mais rápido, prático e eficaz. Além disso, a escova também realiza uma suave esfoliação, ajudando na remoção das células mortas do rosto.
Principais benefícios da escova de limpeza facial
- Consegue limpar o rosto de forma suave e profunda
- Esfolia levemente a pele
- Remove os resíduos de maquiagem e de produtos mais densos
- Deixa a pele com a sensação suave e macia
- Além de colaborar na boa circulação da pele
Mas atenção: Use a escova com muito cuidado e de forma regrada, para evitar sensibilizar a pele e o efeito rebote.
Conheça os dois tipos de escovas faciais
Manuais
Nas escovas faciais manuais você mesmo comanda os movimentos no rosto, que pode apresentar cerdas ou ser toda revestida em silicone.
Eletrônicas
Aqui, é a própria escovinha que realiza as pulsações e os movimentos são guiados por você. Ela também pode ser composta por cerdas ou com pontos de contato de silicone.
Como usar as escovinhas para a limpeza da pele
1º passo) Molhe o rosto com água corrente e de preferência morna. Evite água muito quente, pois esta pode estimular ainda mais a produção de óleo na pele;
2º passo) Se o sabonete for líquido, aplique o produto direto na escovinha. Se for em barra, faça uma espuma com o produto nas mãos, aplique no rosto e depois use a escova;
3º passo) Hora de manusear a escova sobre a pele, fazendo movimentos circulares para não agredir o rosto, sempre na direção de baixo para cima. Dê atenção às regiões mais oleosas, como na zona T, e na área dos olhos e maçã do rosto (se sua pele for mais sensível), apenas deslize as cerdas ou pontos de silicone no local para não irritar. A limpeza pode ser feita durante um minuto.
4º passo) Depois de usar a escova, enxague o rosto com água fria para fechar os poros e mantê-los limpos;
5° passo) Não deixe de limpar bem a escova com um sabonete neutro para não acumular bactérias.
Conclusão
É importante ressaltar que, limpar a pele é bom, mas deve existir um limite. Assim como qualquer outra região do corpo, há uma quantidade saudável de oleosidade que ajuda a controlar a hidratação. Esse óleo produzido naturalmente mantém a cútis protegida.
Por isso, limpar demais e com muita força pode causar um desequilíbrio nessa barreira. Sendo assim, recomendo aos pacientes que o uso dessas escovas, então, deve ser limitado de duas a três vezes na semana, no máximo, para evitar maiores problemas.
É indicado consultar um dermatologista
Agora que você já sabe como utilizar a escova facial, não deixe de consultar um dermatologista. Uma avaliação personalizada com profissionais qualificados faz toda a diferença.
Agende agora mesmo um horário comigo! Será um prazer ajudar você a se sentir ainda mais bonita.
Dra. Ana Eliza Bomfim - Médica Dermatologista Membro da SBD / CRM 36241 RQE 28787
Clínica Duarte: (53)3227-2701/ Whats: 98144-6426. Entre em contato!